ExamesRadiologia Digital

ESÔFAGO, ESTÔMAGO, DUODENO E HIATO
Orientações antes da realização de exames

PREPARO:

Adulto e Criança Jejum de 04 horas.

Você deve informar o seu médico de qualquer medicação que está sendo tomada e se há algum tipo de alergia, especialmente para meios de contraste iodados.

Informe também o seu médico sobre doenças recentes ou outras condições médicas.

As mulheres devem sempre informar seu médico e aos técnicos de raios-x, se houver qualquer possibilidade de estar grávidas.

Muitos exames de imagem não são executadas durante a gravidez, de modo a não expor o feto a radiação.

Se um raio-x é necessário, serão tomadas precauções para minimizar a exposição à radiação para o bebê.

Para garantir a melhor qualidade de imagem possível, seu estômago deve estar vazio de alimentos.

Portanto, pedimos para não comer ou beber qualquer coisa (incluindo quaisquer medicamentos tomados por via oral, especialmente anti-ácidos) 6h antes do exame para adultos e 4h para crianças. Você pode ser solicitado a remover algumas de suas roupas e usar um avental durante o exame. Você também pode ser solicitado a remover jóias, aparelhos dentários removíveis, óculos e quaisquer objetos de metal ou a roupa que possa interferir com as imagens de raios-x.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

O que é o exame de esôfago – estômago – duodeno? A radiografia do tracto gastrointestinal superior, também chamado de EED ou Seriografia, é um exame de raios-x do esôfago, estômago e primeira parte do intestino delgado (também conhecido como o duodeno). As imagens são produzidas através de um equipamento especial de raios-x chamado de fluoroscopia e um material de contraste ingerido por via oral, como bário. Um raio-x (radiografia) é um exame não invasivo que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar condições médicas. Imagem com raios X envolve expor uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do corpo. Os raios X são a forma mais antiga e mais utilizada do imagiologia médica. A fluoroscopia torna possível ver os órgãos internos em movimento. Quando o trato gastrointestinal superior é revestido com bário, o radiologista é capaz de visualizar e avaliar a anatomia e função do esôfago, estômago e duodeno. Um exame de raio-x que avalia somente a faringe e esôfago é chamado de esôfago contrastado. Além de beber de bário, a alguns pacientes são dados também os cristais de bicarbonato de sódio (semelhantes a Sal de Frutas ENO) para melhorar ainda mais as imagens. Este procedimento é chamado de contraste de ar ou duplo contraste. Em determinadas situações, a alguns pacientes são dadas outras formas de contraste ingerido por via oral, geralmente contendo iodo. Estes materiais alternativos de contraste podem ser utilizados se o doente sofreu recentemente cirurgia no trato gastrointestinal, ou tem alergias a outros meios de contraste. O radiologista irá determinar qual o tipo de material de contraste irá ser utilizado